WEB-SIM Fishbanks, Unifesp-Osasco

WEB-SIM Fishbanks, Unifesp-Osasco

News 0 Comment 6
Um relato da experiência
Por João Alberto Arantes do Amaral
 
A report from experience
By João Alberto Arantes do Amaral
Vivemos em um mundo onde os recursos naturais estão sendo explorados até a exaustão, de um modo desenfreado. Os recursos comuns ( água potável, florestas, ar, pesca, etc) vem sendo consumidos e degradados de um modo tão irresponsável que podem levar a humanidade a uma situação catastrófica em poucos anos.
Algo tem que ser feito. É preciso mudar os padrões de comportamento predatórios e destrutivos. Mas para mudar esses padrões é preciso antes mudar  a forma de pensar; é preciso aperfeiçoar os modelos mentais das pessoas envolvidas.
Mas como mudar modelos mentais? Educando, fazendo com que as pessoas entendam as estruturas dos sistemas em que atuam.
O MIT, em especial o grupo de dinâmica de sistemas da Sloan School of Management, tem uma longa tradição em formar pessoas capazes de liderar as mudanças necessárias.Dentre as diversas iniciativas tomadas pelo grupo está o desenvolvimento e uso de simuladores gerenciais, nas mais diversas áreas, dentre elas, sustentabilidade.
Um desses simuladores gerenciais, o Fishbanks vem sendo muito utilizado para o estudo de questões relativas a sustentabilidade. Esta ferramenta computacional começou sendo usado em cursos do MIT e agora passa a ser oferecida gratuitamente em escala mundial, pela internet.Como estratégia de divulgação desta ferramenta, o MIT procura divulgá-la, por meio de workshops realizados em vários países do mundo. Dentre os diversos países escolhidos, situa-se o Brasil. Neste artigo descreveremos o Web-Sim Fishbanks workshop realizado na Unifesp-Osasco, em 12 de setembro de 2014.
more info….
Be Sociable, Share!

Author

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.

Back to Top